20110524

"Projecto-piloto em Musicoterapia Preventiva revela-se um Sucesso!"

"A Felicity deu início a um projecto-piloto, junto de um dos seus Parceiros - o Jardim de Infância “O Sorriso”, no âmbito da nova proposta na área da Musicoterapia - a Musicoterapia Preventiva.

A Musicoterapia Preventiva destina-se a crianças da primeira infância (creche e Jardim de Infância), centrando-se na estimulação das suas competências e prevenção de sintomas/patologias que possam surgir no decorrer do seu desenvolvimento.

As crianças da Instituição “O Sorriso”, que participam nos grupos de Musicoterapia Preventiva, não têm qualquer tipo de perturbação de desenvolvimento. Esta intervenção terapêutica de estimulação e prevenção, é uma mais-valia para o crescimento de todo o potencial cognitivo e comportamental destas crianças.

O objectivo principal da Musicoterapia Preventiva, em grupo, é proporcionar a cada uma das crianças, um espaço onde poderá explorar de uma forma aberta, experimental, interactiva, sistemática e evolutiva, os elementos da música, assim como, todos os sons do corpo/instrumentos/voz e música em geral, mas sempre com um olhar terapêutico e não com uma perspectiva didáctica.

A terapeuta (Psicóloga Especializada) terá portanto, o papel de “abrir” novos caminhos à criança, possibilitando o desenvolvimento das suas capacidades a todos os níveis, sendo a música utilizada como mediadora para produzir mudanças.

Os resultados da Musicoterapia Preventiva estão à vista! Inês Cabral, Educadora d’ “O Sorriso” revela-nos a sua satisfação com este novo conceito de terapia, dando à Felicity o feedback desejado:

“A musicoterapia preventiva tem proporcionado ao grupo de crianças d’ “O Sorriso”, a interacção entre todos e a exploração dos sons produzidos pelos instrumentos, música e voz da terapeuta. Tem sido uma mais-valia, no qual nos tem sido possível perceber e ver no grupo as evoluções e seus desenvolvimentos ao nível de atenção, percepção, entre outros.”

A Felicity continuará a apostar nesta terapia preventiva, que promove o desenvolvimento global da criança, tornando-a simultaneamente mais Feliz!"(Fonte: Felicity)






Sem comentários:

  © Blogger template 'The Base' by Ourblogtemplates.com 2008. Adapted by Margarida Azevedo (Março, 29, 2009).

Back to TOP