20090506

Colectânea de textos sobre música e musicoterapia vs. pessoas cegas ou portadoras de deficiência visual

A colectânea de textos que se apresenta incide sobre: a relação, possibilidades, métodos de interacção e benefícios da música e da musicoterapia na vida de pessoas cegas ou portadoras de deficiência visual. Inicialmente procedeu-se à recolha, selecção e compilação, na Internet, de textos de vários autores e foram pesquisados os termos: cegos, música, musicoterapia.

Nota 1 – Após uma pesquisa inicial seguiram-se outros caminhos pelo que, não é possível, neste momento, enumerar todos os autores dos artigos e textos seleccionados assim como os endereços WWW onde estão alojados (essa tarefa será efectuada posteriormente e apresentada aqui).

Nota 2 – Na impossibilidade de efectuar um resumo das mais de 200 páginas, deixo algumas palavras-chave dos referidos documentos:
Senabraille, Sistema Braille, pratica educacional com crianças surdo cegas, cegueira congénita, pessoas com deficiência visual, desenvolvimento de conceitos e habilidades de comunicação em crianças com deficiência visual, dificuldades de aprendizagem, diagnóstico e prognóstico de surdez e cegueira, Educação Musical Inclusiva, Musicoterapia cegos, formação de conceitos, imagem corporal e sexualidade de adolescentes com cegueira, leitura musical, Musicografia, modos de intenção com jovens deficientes visuais, músicos cegos, processo de inclusão escolar de crianças com cegueira, identidade visual de uma associação de deficientes visuais etc.
Nota 3 [Last but not least] – Esta pesquisa é dedicada à Beth na esperança que o material lhe possa ser útil no desenvolvimento do seu trabalho.

Sem comentários:

  © Blogger template 'The Base' by Ourblogtemplates.com 2008. Adapted by Margarida Azevedo (Março, 29, 2009).

Back to TOP