20110224

'Musicoterapia é sinônimo de qualidade de vida'

A música tem uma influencia significativa na vida das pessoas, despertando emoções ou prazeres em situações cotidianas. Nos últimos anos passou a se destacar também no cenário terapêutico, contribuindo no tratamento ou prevenção de enfermidades. Trata-se da Musicoterapia, atendimento que consiste na utilização da música, sons e instrumentos musicais para a recuperação e reabilitação da saúde, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Segundo Wanderley Alves Júnior, musicoterapeuta do Hospital Infantil Darcy Vargas e especialista em psicoterapia ambulatorial pela Universidade Federal de São Paulo, o tratamento é indicado para crianças, adolescentes, adultos e idosos, auxiliando no desenvolvimento emocional, afetivo e social do indivíduo. "Entre diversas outras aplicações, a Musicoterapia é indicada, por exemplo, às crianças com autismo, adolescentes com dificuldades de comunicação, adultos com transtornos emocionais e stress e idosos com quadros de demência, como Alzheimer e Parkinson", explica.
Para passar pelo tratamento não é necessário saber música ou tocar algum instrumento, já que o musicoterapeuta tem formação específica para conduzir as sessões. "Durante as sessões o musicoterapeuta e a pessoa que buscou o tratamento se comunicam e interagem fazendo música. O ato de fazer música, além de prazeroso, é carregado de emoções, afetos e estimula diferentes funções cerebrais", afirma.

musicoterapia_4


 O atendimento consiste na utilização da música

O tratamento pode ser realizado em consultórios ou residências sempre acompanhado de um profissional. "É importante verificar a formação profissional, uma vez que só é habilitado a atuar como musicoterapeuta quem cursou a faculdade de Musicoterapia".
Wanderley realiza a partir do dia 19 de março, em quatro módulos, o 2º Curso de Extensão em Musicoterapia para estudantes e profissionais das áreas de saúde, artes, música, educação, serviço social e áreas afins. O encontro, promovido pelo NAPE (Núcleo de Arte e Educação), vai acontecer no Hotel Othon em São José dos Campos. Mais informações e inscrições: napesjcampos@uol.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .
O musicoterapeuta Wanderley Alves Junior tem consultório em Jacareí e os interessados no tratamento podem entrar em contato pelo telefone (12) 8128-2301 ou e-mail contato@wanderleyalves.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Sem comentários:

  © Blogger template 'The Base' by Ourblogtemplates.com 2008. Adapted by Margarida Azevedo (Março, 29, 2009).

Back to TOP