20110210

Recomendação | Livro | Lançamento

Arquitectura, Música e Acústica no Portugal Contemporâneo

16 Fevereiro 2011 |18h30 | Sala Plana da FAUP

capa livro

A obra "Arquitectura, Música e Acústica no Portugal Contemporâneo" da autoria de Maria do Céu Aguiar Mota, com prefácio do Prof. Doutor João Pedro Xavier será lançada a 16 de Fevereiro de 2011, pelas 18h30, na Sala Plana da FAUP.  
A apresentação deste título editado pela FAUP publicações estará a cargo do Prof. Doutor António Oliveira de Carvalho (FEUP) e do Prof. Doutor João Pedro Xavier (FAUP).

Arquitectura, Música e Acústica no Portugal Contemporâneo

O livro aborda as influências recíprocas entre a arquitectura e a música desde a Antiguidade aos nossos dias. 
No século I a. C., Vitrúvio faz referência à música no seu Tratado de Arquitectura. No Renascimento, a analogia entre as proporções da catedral de Florença e as do moteto Nuper rosarum flores de Dufay gera o encontro mais paradigmático do musical e do visual naquele período. A Reforma Protestante acarreta também modificações no interior das igrejas. Como consequência, a acústica das mesmas altera-se e permite o desenvolvimento de novas formas musicais. No século XIX, a música é a arte rainha pelas suas qualidades não-imitativas e para Goethe, "a arquitectura é música congelada". Raul Lino, considerado um dos arquitectos portugueses mais musicais, irá citá-lo. Em meados do século XX, Le Corbusier inclui o som como uma das qualidades imateriais do espaço e Stockhausen admite a dimensão espacial como um dos parâmetros musicais. No início do século XXI, a Casa da Música no Porto cumpre com sucesso a sua função.

Maria do Céu Mota 
[Porto, 1972] Licenciada em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro em 1999 e mestre em História da Arte Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa em 2005. É professora de Piano e de História da Cultura e das Artes no Conservatório de Música da Jobra (Albergaria-a Velha).

3 comentários:

Céu M. disse...

olá
eu sou a Maria do céu Mota
muito obrigada pela divulgação do lançamento do meu livro na Faup
Um abraço

Margarida Azevedo disse...

Maria do Céu, vou tentar obter esse livro. Bjinhos e parabéns!

Céu M. disse...

muito obrigada
um abraço
disponha
Céu Mota

  © Blogger template 'The Base' by Ourblogtemplates.com 2008. Adapted by Margarida Azevedo (Março, 29, 2009).

Back to TOP